- Este evento já decorreu.
Café dos Poetas // Adília Lopes: Um Jogo Bastante Perigoso
19/09/2024 | 21:30 - 22:30
No regresso após uma pausa para o verão, o Café dos Poetas abre as portas e senta-se à mesa para uma sessão em torno de uma das mais originais e prolíferas poetas portuguesas: Adília Lopes.
Adília Lopes, pseudónimo literário de Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira, nasceu em Lisboa, em 1960. A sua poesia é tão fascinante, contraditória e essencial como a própria poeta, que uma vez se definiu a si própria como uma “freira poetisa barroca”. Reunindo influências que vão de Emily Brontë a Enid Blyton ou à Condessa de Segur, a poesia de Adília Lopes trata situações e reações do quotidiano com um misto de humor, candura e por vezes crueldade, tudo num estilo falsamente coloquial. Começa a publicar a sua poesia no Anuário de Poetas não Publicados da Assírio & Alvim, em 1984. Antes disso, em 1983, começa uma nova licenciatura, em Literatura e Linguística Portuguesa e Francesa, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Pelo meio, antes de a terminar, publica o seu primeiro livro de poesia, Um Jogo Bastante Perigoso, em edição de autor (1985). Da sua extensa obra poética, destacam-se ainda os títulos Irmã Barata, Irmã Batata (2000), Manhã (2015), Bandolim (2016), Estar em Casa (2018), Dias e Dias (2020) e Choupos (2023). Dobra (2021) é a mais recente reunião da sua obra publicada e inclui vários escritos inéditos.
Esta sessão terá apresentação de José Anjos, música de Sérgio Costa e intervenções das convidadas Cláudia R. Sampaio, Susana Menezes e Isabel Curica (Associação Luchapa).