- Este evento já decorreu.
Café dos Poetas // Alexandre O’Neill: Há Palavras Que Nos Beijam
26/09/2024 | 21:30 - 22:30
Na segunda sessão de Setembro, o Café dos Poetas abre as portas a um nome incontornável da poesia nacional: Alexandre O’Neill.
Alexandre Manuel Vahia de Castro O’Neill de Bulhões nasceu a 19 de dezembro de 1924, em Lisboa, e morreu a 21 de agosto de 1986, na mesma cidade. Para além de se ter dedicado à poesia, Alexandre O’Neill exerceu a atividade profissional de técnico publicitário. Fundador do Grupo Surrealista de Lisboa, com Mário Cesariny, António Pedro e José-Augusto França – diretamente influenciado pelo surrealismo bretoniano -, desvinculou-se do grupo a partir de Tempo de Fantasmas (1951), embora a passagem pelo surrealismo marque indelevelmente a sua postura estética. O seu distanciamento em relação a este movimento não obstou a que um estilo sarcástico e irónico muito pessoal se impregnasse de algumas características do Surrealismo, abordando noutros passos o Concretismo, preocupando-se não em fazer “bonito”, mas sim “bom e expressivo”. Recebeu, pelas suas Poesias Completas, o Prémio da Crítica do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários (1983).
Esta sessão terá apresentação de José Anjos, música de Eduardo Jordão e intervenções dos convidados Rui Spranger, Maria Antónia Oliveira e Margarida Maria Almeida (Associação Luchapa).