A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

CDWC Desenhar a Palavra // Workshop de Caligrafia Chinesa

10 Junho | 10:00 - 11 Junho | 13:00

A caligrafia chinesa distingue-se pela originalidade e riqueza de uma escrita pictórica, cuja história milenar permitiu o desenvolvimento de muitos estilos caligráficos. Dar a conhecer esta arte, compreender a sua evolução e conhecer as técnicas básicas do uso do pincel e da tinta são os objetivos deste workshop de caligrafia chinesa.
Duração: dois módulos de três horas cada
Datas: 10 e 11 de junho de 2021
Horário: 10h00 às 13h00
Local: Templo da Poesia – Sala Camões, em Oeiras
Nº de vagas: 16 (+4 suplentes)
Nº mínimo de participantes: 10
Para que possamos contar com a sua presença, por favor preencha o seguinte formulário (https://bit.ly/map-workshops). Os dados não serão utilizados para outros fins ou transmitidos a terceiros sem o seu consentimento expresso. A participação nos workshops irá funcionar mediante inscrição prévia, respeitando as normas recomendadas pela DGS – Direção Geral de Saúde.

RESERVAS

 

Programa de Caligrafia
1ª Sessão – 10 de Junho
– A História da Caligrafia:Vídeo/ Filme sobre a história da caligrafia
– Distinguir entre a Caligrafia Tradicional e a Simplificada
– Ler um poema de Fernando Pessoa em Português e em Chinês
– Ideogramas e caracteres
– A história de 1 caractere: “PORCO – “豕”: Este ideograma antigo para porco mostra a sua cabeça substituída por uma linha. Do lado esquerdo, as suas patas, e do lado direito as suas costas e cauda. Antigamente, ter um porco em casa era símbolo de fartura e prosperidade para o homem. Talvez tenha vindo de um antigo ditado que dizia: “o professor não se separa do seu livro, assim como o pobre não se separa do seu porco”. Faz sentido para si? Este é um ideograma muito antigo para porco e hoje em dia não se usa mais, hoje usa-se o 猪”
2ª Sessão – 11 de Junho
-Introdução à Prática da Caligrafia Chinesa
-Técnica básica
-Os Materiais e os Traços principais
-Escrita de alguns caracteres chineses essenciais

 

Notas Biográficas:

Doutor Wang Jincheng “王锦程”

Antes de assumir funções em fevereiro de 2017, o Professor Doutor Jincheng Wang exerceu o cargo de vice-reitor da Faculdade de Negócios Estrangeiros da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, e o cargo de investigador assistente no Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Internacional de Tianjin. Na sua faculdade, Professor Doutor Jincheng Wang desenvolveu 14 programas de intercâmbio internacional em parceria com universidades estrangeiras e com diversos segmentos industriais. Nos últimos cinco anos, mais de 900 alunos participaram nos variados programas de intercâmbio internacional da faculdade. Os seus interesses de pesquisa incluem Transferência de Conhecimento, Gestão da Inovação e Financiamento de Projetos. Nos últimos seis anos publicou, em inglês e chinês, seis livros e cinco artigos acerca de Financiamento de Projetos, Transferência de Conhecimentos em Empresas Multinacionais, Finanças Corporativas, Inovação e Empreendedorismo. Também lecionou em língua inglesa as disciplinas de Marketing Internacional, Gestão Estratégica e Negociação Empresarial. Para além dos êxitos alcançados na área do ensino superior, teve ainda oportunidade de trabalhar na indústria chinesa do petróleo e do gás. Através da participação em diversos projetos de criação de oleodutos e gasodutos no Quénia, Uganda, Tailândia e Myanmar, ganhou experiência de trabalho corporativo. O Professor Doutor Jincheng Wang doutorou-se no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, com distinção, nas áreas de Gestão Internacional, Estratégia e Empreendedorismo. Obteve um MBA no Reino Unido e é detentor de uma pós-graduação em Programas de Gestão de Cooperação na Ásia-Pacífico, efetuada no Canadá.

 

Dr.ª Wang Jiangmei

Jiangmei Wang (王姜梅) é Professora Associada na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, na República Popular da China. Doutorada em Literatura Chinesa Moderna e Mestre em Educação, com especialização na área de Supervisão Pedagógica do Ensino de Português. Membro da “Associação Chinesa para o Ensino de Chinês como Língua Estrangeira” (“All China Association for Teaching Chinese as a Foreign Language”). As suas principais áreas de investigação são o ensino de Chinês enquanto língua estrangeira e o ensino de Português na China. Entre as suas mais recentes publicações encontramos “Melhoria do nível de chinês oral dos estudantes – Debate sobre ensino de chinês oral”, “Debate sobre ensino da língua chinesa a estudantes do Japão e da Coreia”, “Estudo comparado sobre erros frequentes na expressão dos alunos”, “Expressão e apoio à expressão”, “Uma estudante chinesa em Guimarães” (tradução e cooperação), vários artigos em revistas e actas académicas, em chinês e português, e diversas colaborações com estações de radiodifusão.

Detalhes

Início:
10 Junho | 10:00
Fim:
11 Junho | 13:00
Categoria de Evento:

Local

Templo da Poesia
Rua José de Azambuja Proença 2780-257 Oeiras Portugal + Mapa do Google
Telefone:
962302843