- Este evento já decorreu.
Cine-Poesia // Manuel António Pina – Um sítio onde pousar a cabeça (2011)
10/06/2021 | 17:00 - 17:30
Manuel António Pina – Um sítio onde pousar a cabeça
2011, Portugal
Autoria: Alberto Serra
Realização: Ricardo Espírito Santo
Produtora: Terra Líquida
Sinopse:
Do infinitamente pequeno ao infinitamente grande, Manuel António Pina, poeta, romancista, cronista, escritor de livros infantis, disse muito sobre o mundo, a poesia, a ciência, as pessoas, os gatos.
Licenciado em Direito, fez do jornalismo o seu ofício.
Foi um dos mais reconhecidos cronistas da imprensa portuguesa. Tem dezenas de livros publicados.
Venceu muitos prémios, entre os quais o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores e, honra maior, o prémio Camões.
Dotado de um refinado sentido de humor, Manuel António Pina foi um extraordinário contador de histórias, um sábio, como lhe chamavam os amigos.
Neste documentário, “Um Sítio Onde Pousar a Cabeça”, Manuel António Pina revela-se na primeira pessoa, com testemunhos de amigos, familiares e especialistas da sua obra. Admirado pelo anónimo homem da rua – as crónicas diárias de Manuel António Pina não deixavam ninguém indiferente; reconhecido pelos seus pares, que salientam a singularidade da obra e o cunho profundamente humanista do seu carácter, este documentário procura desvendar o “universo Pina” através de uma narrativa audiovisual que abarca a poesia, crónica, a literatura para crianças e o teatro.
“O País das Pessoas de Pernas Para o Ar”, título de um dos seus primeiros livros, ilustra bem a postura do homem e do escritor que mudou a narrativa das histórias para crianças, tornando-se ao mesmo tempo um dos nomes mais importantes da Poesia Contemporânea Portuguesa.
Reserve já o teu lugar nesta sessão. Por favor preencha o seguinte formulário: – Os dados não serão utilizados para outros fins ou transmitidos a terceiros sem o teu consentimento expresso.