A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Oficina da Palavra // Programação Infantil com Maze (20 de Julho)

20 Julho | 10:30 - 12:30

INSCRIÇÕES JULHO

 

As portas da Oficina da Palavra estão prestes a abrir-se ao público infantil no Templo da Poesia. Pensada para crianças dos 7 aos 12 anos, esta oficina será orientada por Maze e irá acontecer todos os sábados de manhã, das 10h30 às 12h30, até Dezembro (a excepção será Agosto, mês em que encerramos para férias). A inscrição é sempre gratuita.

 

Vamos cozinhar uma sopa de letras e nela descobrir palavras, antigas e novas, reflectir sobre as suas formas e significados, analisar os sentimentos que transportam e as emoções que despertam. A palavra ganhará vida de várias maneiras: pensada, escrita, dita, cantada, desenhada e até esculpida.

 

Nesta oficina, a linguagem transforma-se num terreno fértil para a exploração. Através de jogos, histórias, canções e poemas, iremos mergulhar no universo das palavras, desvendar as suas raízes e conexões, inventar novas expressões que capturem os nossos pensamentos mais profundos, construir a partir da memória e deixar voar livre a imaginação.

 

Colheremos os frutos das árvores literárias da lusofonia, para depois espremer o seu sumo em rimas, trava-línguas, adivinhas, contos, provérbios, lengalengas, e cantilenas. Criações essas que serão sementes a germinar no coração dos escritores do amanhã.
BIO

André V. Neves, mais conhecido como MAZE no âmago da cultura Hip Hop, desde os anos 90 que escolhe como arma de intervenção a palavra. É membro fundador do colectivo Dealema, banda de culto do Rap Português, no activo desde 1996.

 

Multidimensional, desde cedo percebeu que o que mais lhe dá prazer nesta existência é a criação. Assim, durante mais de duas décadas, tem desenvolvido de forma exemplar o papel de ativista, agitador e divulgador sócio-cultural, artista visual, formador e poeta. 

 

Deu voz aos programas de rádio Oblá FM e Ginga Beat da Red Bull Radio durante uma década a promover a música lusófona. 

 

No campo da palavra dita, tem investido na criação dos seus poemas, na respetiva gravação dos mesmos e em apresentações ao vivo. 

 

No que respeita à palavra escrita, editou em 2023 pela Urutau o livro “Fronteira-Mátria”, em parceria com o poeta carioca Vinicius Terra, que ambos têm apresentado dos dois lados do Atlântico. 

 

Colabora actualmente, com o papel de facilitador, no projecto da escola de música urbana – Skoola, e como formador do módulo de Hip Hop do curso de criação musical da World Academy. Tem ainda dinamizado oficinas de escrita com alunos e professores do Ensino Secundário um pouco por todo o país. Em paralelo, está dedicado ao desenvolvimento do Método Educativo de Formação Integral (MEFI Art Concept).

Detalhes

Data:
20 Julho
Hora:
10:30 - 12:30
Categoria de Evento:

Local

Templo da Poesia
Rua José de Azambuja Proença 2780-257 Oeiras Portugal + Mapa do Google
Telefone:
210977437