- Este evento já decorreu.
Poetry Slam // Atelier e Torneio (com Maria Giulia Pinheiro)
12/10/2024 | 10:00 - 23:00
POETRY SLAM
ATELIER E TORNEIO
O Poetry Slam é um campeonato de poesia falada, em que cada participante tem três minutos para conquistar o público com a sua performance, sem acompanhamento musical, sem figurino e sem objecto cénico.
Dia 12 de Outubro, no Templo da Poesia em Oeiras, Maria Giulia Pinheiro apresenta um Atelier de Poetry Slam com um limite máximo de 25 inscritos para dois workshops de 3 horas cada, de onde resultará um torneio de Poetry Slam. Em jeito de aquecimento para este torneio, acolhemos também um showcase da slammer Ursula Rucker com o guitarrista Tim Motzer.
Inserido no festival MAP – Mostra de Artes da Palavra, este Atelier de Poetry Slam tem como objectivos desenvolver aptidões na escrita para performance; aprofundar técnicas de declamação de poesia em público; e estimular os formandos no campo da expressão estética, aliando dados técnicos, empíricos e de natureza especificamente literária.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até ao dia 10 de Outubro.
Horários
10h00 – 12h00: oficina de escrita para Poetry Slam
21h30 – 22h00: Ursula Rucker + Tim Motzer
Nº de vagas: 25
Maria Giulia Pinheiro é doutoranda em “Discursos: Cultura, História e Sociedade” na Universidade de Coimbra e artista residente da Biblioteca de Alcântara. Fundadora do Núcleo de Dramaturgia Feminista, do ZONA Lê Mulheres e do Todo Mundo Slam, além de co-criadora da Ginginha Poética e do Ciranda – Jogo de Palavra Falada, foca seus esforços em criar espaços de encontro e escuta para a poesia e a dramaturgia. Sua trajetória inclui premiações como o Prêmio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina (2022), a publicação de cinco livros entre Brasil e Europa e a criação de diversos espetáculos como encenadora e dramaturga, entre eles “A Palavra Mais Bonita” (2019). Enquanto slammer, já competiu algumas das maiores competições em língua portuguesa, como o SLAM BR (2016), o Slam Nacional da FLUP – Festa Literária das Periferias (Cidade de Deus, 2016) o Portugal Slam (2019) e a Copa do Mundo de Poetry Slam, representando Portugal e ocupando o 4° Lugar (Paris, 2020).