- Este evento já decorreu.
Portugal Multicultural // Conferência
4 Outubro | 18:00
Conferência Portugal Multicultural
Com os convidados Carmo Afonso, Faranaz Keshavjee, Pedro Adão e Silva e Zézé Gamboa.
Moderação de Myriam Taylor.
Tornou-se um lugar comum afirmar que somos uma sociedade plural e multicultural. Esta característica que nos é atribuída, em parte fruto dos movimentos sociais que resultaram de processos de descolonização e consequente regresso dos antigos colonos, trouxe-nos também múltiplos aspectos das culturas destes países que acabaram por se disseminar no tecido cultural português. Desde o léxico, à gastronomia até ao modus vivendi, os quase meio milhão de retornados trouxeram uma lufada de ar fresco a uma sociedade então ainda caracterizada pelo cinzentismo do Estado Novo.
Por outro lado, e para além destas comunidades que partilham a língua portuguesa, temos mais recentemente assistido a um novo paradigma que resulta da chegada de muitas comunidades orientais. Sabemos que num país envelhecido e com fortes índices de desertificação, estas comunidades são essenciais, não só para a economia, mas também para o desenvolvimento e crescimento demográfico.
Salientamos, porém, que os processos de acolhimento destas pessoas e destas culturas têm atravessado algumas dificuldades e alguma indefinição resultantes das dinâmicas culturais que, nem sempre, facilitam a integração social.
Estes fluxos migratórios são, por vezes, vítimas de conflitos e dificuldades de comunicação que dão origem à discriminação racial e à exclusão social de algumas destas minorias. Por estarmos convictos que é inevitável e benéfico este cruzamento de culturas oriundas de muitas latitudes e geografias distintas, julgamos que muito temos a aprender e muito para partilhar com estes povos e que, também eles, são essenciais para a renovação e continuidade da nossa sociedade.
Assim, nesta conferência iremos propor a debate alguns dos temas mais prementes do ponto de vista da integração destas comunidades no tecido social e cultural português: Quando falamos de integração e multiculturalismo falamos da mesma coisa ou de conceitos diferentes? Será que esta amálgama de culturas leva ao reconhecimento da diversidade das culturas e à investigação sobre as questões da identidade, dos direitos humanos, da exigência e da tolerância entre os povos?
Entrada livre.