- Este evento já decorreu.
Programação Infantil // As maravilhosas histórias sem pés nem cabeça
07/05/2022 | 10:30 - 08/05/2022 | 12:00
Um momento para poderem criar uma história surreal. Uma oportunidade de escrever e construir um livro às avessas. Uma criação de Inês Lima.
Inspirado no movimento surrealista do século XX, propõe-se uma criação artística “destrambelhada”. O sentido da história não tem de saltar à vista, pode andar de gatas, esconder-se ou sussurrar aos ouvidos de uma estátua. No entanto há que seguir as regras propostas para a construção da narrativa – mas não se preocupem se as regras forem esquisitas ou parcas.
Terminado este desafio hercúleo, avós e netos ficam com uma prova visível da sua enorme imaginação: um livro com as maravilhosas histórias sem pés nem cabeça!
Como funciona?
Em Oeiras, num local do Templo da Poesia, haverá um círculo de mesas. Em cada mesa há cestos com palavras, imagens, folhas, canetas e lápis de cor.
- Cada grupo (avós e netos, pais) dirige-se a uma mesa diferente.
- Todos os grupos terão o mesmo número de palavras e estas devem ser o tema da história e incluídas na primeira parte da narrativa que vão escrever.
- As imagens (recortes) devem ser usadas para ilustrar o texto, os participantes podem ainda desenhar personagens ou o que bem entenderem para ilustrar a narrativa.
- Cada parte da história não deve exceder 3 páginas, incluindo as ilustrações. O estilo é livre, pode ser prosa, poema, variado.
- Terminada a primeira parte, as famílias trocam de mesa no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, dando assim continuidade à história dessa mesa seguindo as mesmas regras — selecionar palavras, escrever a narrativa e ilustrar com imagens e desenhos (não excedendo 3 páginas).
- Este movimento repete-se até regressarem à mesa inicial, onde concluem a história que começaram.
- Terminadas as histórias, cada grupo deve preparar a capa do livro, com desenhos ou imagens do cesto e têm de dar um título ao livro. O processo de escrita e ilustração estará a ser registado digitalmente. Serão tiradas fotografias polaroid aos participantes e, pelo menos, uma fotografia por grupo será incluída no livro.
- Por fim, uma contadora de histórias irá ler as histórias escritas. Cada grupo leva o seu livro para casa e terá acesso aos outros livros numa plataforma digital.
Dias do evento: 7 e 8 de maio
Local: Templo da Poesia
Duração do evento: 1h30
Público-alvo: avós de todas as idades e netos dos 6 aos 12 anos
Direcção: Inês Lima
Materiais necessários:
Marcadores pretos
Canetas de feltro e lápis
Recortes
Folhas brancas
Folhas de cartão para capa dos livros
Cartões
Polaroids
Tubos de cola UHU