A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Programação Infantil // Sons que não há que há

13 Junho | 10:00 - 13:00

As músicas, mesmo as que não têm palavras têm frases, que normalmente se repetem. Escutando uma música com muita atenção conseguimos identificar as diferentes frases melódicas. Depois de identificadas, para cada uma vamos criar um padrão gráfico, mais ondulante ou pontiagudo, grosso ou fininho, de acordo com os que os nossos ouvidos conseguirem ver! No final voltamos a escutar a música seguindo com um dedo a partitura-pintura criada. Depois, brincamos ao contrário: pegando numa pequena coleção de objetos sonoros e instrumentos, para cada frase pintada vamos trabalhar um som.

 

Mas também há palavras e frases silenciosas.

 

Vamos aprender um poema em Língua Gestual Portuguesa e depois fazer jogos de sombras com recortes em papel, criando um ambiente cénico para uma interpretação final.

 

Inspirados pela natureza, as cores, as estações do ano, os contrastes e as surpresas, vamos aprender a escrever um Haiku. Breve poema de estrutura simples, um jogo de palavras e ideias que nos chega do Japão. Vamos ainda explorar a relação da estrutura de um Haiku com o ritmo musical e possível criação de pequenas melodias.

 

Ao poema juntamos imagens, recortes, desenhos, e sons.

 

As oficinas “Coisas que  que não ” decorrem entre Maio e Junho, em Oeiras. Todas as crianças dos 7 aos 12 anos poderão participar, devendo a inscrição ser feita pelo encarregado de educação. A participação é gratuita e todos os materiais serão disponibilizados pela organização.

 

Para participar, por favor preencha o seguinte formulário: https://bit.ly/map-infantil

Devido às limitações impostas pela DGS, para a realização de eventos no contexto actual, o número de vagas é limitado. A sua inscrição é provisória, sujeita a confirmação efectiva da organização.

Detalhes

Data:
13 Junho
Hora:
10:00 - 13:00
Categoria de Evento:

Local

Oeiras
Oeiras + Mapa do Google