Lauren Mendinueta (Colômbia, 1977). Poeta, ensaísta, tradutora e professora universitária. Autora de doze livros, a sua poesia tem sido traduzida para seis línguas e publicada em vários países, sendo considerada uma das poetas mais prestigiadas da sua geração na Ibero-america. Como afirmou Nuno Júdice, «a poesia de Lauren Mendinueta combina duas características que, à partida, parecem opostas: a clareza da sua linguagem e a complexidade das questões que nos coloca”.
Ganhou quatro prémios nacionais de poesia no seu país e o Prémio Nacional de Ensaio e Crítica de Arte do Ministério da Cultura da Colômbia. Em Espanha recebeu os prémios internacionais César Simón por Del tiempo, un paso e Martín García Ramos por A Vocação Suspendida (Oporto, 2023).
Vivir tão por dentro (Lisboa, 2024), o seu mais recente livro publicado em Portugal foi traduzido por Nuno Júdice. É tradutora de uma dúzia de libros de autores portugueses como Ana Luísa Amaral, Maria Teresa Horta, Nuno Júdice, José Luís Peixoto, Fernando Pessoa e outros.
Vive em Lisboa desde 2007, nesta cidade realiza um intenso trabalho de divulgação da poesia Ibero-americana em Portugal e da poesia portuguesa em Espanha e na América Latina.
Fotografia por João M. Nogueira.