Sandra Baldé

Sandra Baldé, conhecida no digital por @umafricana. Sou digital creator, dj, escritora, co-fundadora e gestora de conteúdo e comunidade através agência para mulheres empreendedoras @boldndigital. Comecei a minha jornada no digital em 2013 quando criei o meu primeiro blog intitulado Diário de Uma Africana, que acabou por se tornar o meu projeto de maior duração e maior impacto, uma vez que o blog deu espaço a uma comunidade de meninas e mulheres negras com um background semelhante ao meu.

Apaixonada pela arte, música e escrita desde miúda, não havia como fugir do meu destino. Em 2021 estreei como dj no Beyoncé Fest em Lisboa, e ainda nesse ano lancei o meu primeiro livro em formato digital, o “Para Que Fique Bem Escurecido”, que apesar de registar momentos mais amargos da realidade de uma mulher preta que cresce num país maioritariamente branco, no fundo é um compilado de cartas de amor que para todas nós.

Em maio de 2022 o livro digital tornou-se livro físico, tendo esgotado a sua primeira edição em apenas 3 semanas – 2 semanas na pré venda e 1 semana pós lançamento. O livro já vai na sua quarta edição, tendo vendido já centenas de cópias sem o apoio de nenhuma editora nem livraria. “Para Que Fique Bem Escurecido” teve direito a duas apresentações presenciais organizadas por mim e pela minha equipa. A primeira teve lugar no Brooklyn Café e a segunda na Fábrica do Braço de Prata. Ambas foram um sucesso.

A carreira de dj começou há pouco tempo, mas já tem rendido frutos. Já me apresentei em casas conhecidas como o Musicbox, Lux, Mais Hábitos e festivais de grande calibre como NOS Alive.

Para o futuro costumo dizer que podem esperar ver-me a explorar vários tipos de projetos pois sou uma pessoa apaixonada por várias coisas.