Ustad Fazel Sapand

Fazel Sapand nasceu em 1990, na antiga província de Herat, no Afeganistão. Aos 31 anos de idade é professor de música e língua e literatura persa (Dari) e fundador da Honarestan-e-Tarana Music Academy, primeiro centro académico de educação musical em Herat. É a única instituição educacional de música no Afeganistão que aplica taxas gratuitas e descontos para matricular jovens e adolescentes de escolas com menores possibilidades económicas. A sua academia está na lista negra dos Talibãs desde há um ano.

O seu pai foi um dos oficiais formados do governo do Dr. Najibullah e foi responsável pelo cinema móvel. Em cooperação com o seu tio, Ustad Abdul Latif Amini, criou a orquestra militar. Em 1995, com cinco anos de idade, os Talibãs assumiram a província de Herat e ele foi viver para a aldeia Hoz-e-Karbas com o seu tio, que lhe ensinou secretamente música elementar em casa, bem como a escrever e ler. Em 2001 ingressa a Escola Secundária Amir Ali Shir Nawayee. No final do ano, o regime Talibã entrou em colapso. Este ano, o seu tio fez o primeiro curso de música local na estrada norte do Herat Masjed Jameh (The Herat Greatest Masque), onde Fazel estudou durante sete anos.

Em 2008, pela primeira vez na cidade de Herat, a escola profissional e artística de Ustad Kamaluddin Behzad estabeleceu o campo da música a partir do sétimo ano. Licencia-se em Literatura Persa (Dari) em 2018 pela Universidade de Herat. Simultaneamente à sua educação em 2010 iniciou a sua formação artística actividades com os institutos educacionais privados da Professora Sakineh Yaghoubi. Até 2018 estabeleceu oficialmente um departamento de música neste instituto e foi nomeado chefe do departamento de música professor de língua e literatura persa (Dari) para o sexto ao décimo segundo ano. Também em 2008 tornou-se membro do Clube JAWANAN-E-RAZAKAR (Clube de Jovens Voluntários) na Red Crescent Society onde ensinou música para crianças órfãs sem receber dinheiro durante três anos. Em 2016 recebeu um prémio em Tabla ao apresentar uma conferência sobre Tabla e as regras e princípios do ritmo indiano na cerimónia de graduação da Fundação Cultural Agha Khan. Um ano mais tarde, em 2017, foi-lhe atribuído um certificado no campo de Delnawaz apresentando uma conferência sobre o novo instrumento chamado Delnawaz e as suas semelhanças com o instrumento Delroba. Em 2012, realizou o seu primeiro workshop de música moderna com a MORCHAHA Music Band liderada por Masoud Hassanzadeh em Herat, e em 2018, em colaboração com a Associação Nowandishan-e-Jawan, realizou uma oficina de música moderna para mulheres.