Zézé Gamboa

Zeze Gamboa (Fespaco 2005).

Nasceu em Luanda em 1955. Entre 1974 e 1980 foi realizador do Telejornal e de Programas de Informação da Televisão de Angola (TPA). Em 1984 obteve o diploma de Engenheiro de Som na Néciphone, sob a direcção de Antoine Bonfanti, em Paris, tendo participado como Engenheiro de Som em mais de trinta produções cinematográficas internacionais. 

Em 1989 iniciou o seu trabalho como realizador de documentários. Os seus documentários – MOPIOPIO e DISSIDÊNCIA – obtiveram reconhecimento internacional. Em 1992, durante o processo de paz em Angola, começou a desenvolver a sua primeira longa-metragem O HERÓI, mas a guerra civil recomeçou. Depois de inúmeros obstáculos e dificuldades, o filme foi finalmente rodado em 2002, após a paz ter regressado a Angola. 

O HERÓI, ganhou o Prémio do Grande Júri do World Dramatic Competition of the Sundance International Film Festival em 2005 e tornou-se um sucesso internacional, alcançando inúmeros prémios e sendo seleccionado para os mais prestigiados festivais e competições internacionais. Em 2007, foi apresentado no Festival de Cannes, como celebração do cinema Africano. O GRANDE KILAPY foi a sua segunda longa-metragem que estreou comercialmente em Portugal, em Angola e no Brasil.