Mostra de Artes da Palavra dá início à programação de 2026 e retoma a sua atividade regular
Fotografia © João Torres
O MAP - Mostra de Artes da Palavra assinala o regresso à sua programação cultural habitual, marcada pela força da palavra dita, lida e partilhada. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2026, o Templo da Poesia volta a acolher sessões do Clube da Palavra e do Café dos Poetas, duas rubricas já emblemáticas que reafirmam o MAP - Mostra de Artes da Palavra como um lugar de encontro, reflexão e celebração da literatura em diálogo com outras expressões artísticas.
A programação de 2026 inicia-se no dia 24 de janeiro, pelas 18h00, com o Clube da Palavra, numa sessão de apresentação e microfone aberto, moderada por Anabela Galhardo Couto. Um encontro inaugural que servirá para dar a conhecer a filosofia e o modo de funcionamento do Clube, bem como sua a programação prevista até ao final do ano.
A 29 de janeiro, pelas 21h30, acontece o Café dos Poetas que convida o público a mergulhar no universo do Romantismo, movimento literário que exaltou o eu, a liberdade e a intensidade das emoções. Nesta sessão, serão revisitadas vozes incontornáveis como Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Soares de Passos, em diálogo com figuras maiores do romantismo internacional, como Victor Hugo, Lord Byron e Edgar Allan Poe. A viagem poética será conduzida por Fernando Pinto do Amaral, Rita Tormenta e Nuno Miguel Guedes, com a participação especial de Maria de Lourdes Rosado (Luchapa) e a música de Filipe Valentim, que acrescenta novas camadas sensoriais à palavra dita.
Em fevereiro, o Clube da Palavra regressa no dia 21, pelas 18h00, no Templo da Poesia, para uma sessão dedicada ao romance Toda a Gente Tem Um Plano (Quetzal, 2024), de Bruno Vieira Amaral. A sessão contará com a presença do escritor, a moderação de Anabela Galhardo Couto e leituras por Constança Almeida, aprofundando a história de Calita, um jovem negro confrontado com um destino trágico.
O mês encerra com o Café dos Poetas no dia 26 de fevereiro, pelas 21h30, dedicado à Beat Generation - movimento nascido nos Estados Unidos na década de 1950. Nomes como Jack Kerouac, Allen Ginsberg, Neal Cassady e William S. Burroughs estarão no centro desta sessão, conduzida por Levi Condinho, Miguel Martins e Nuno Miguel Guedes, com Fernando Rodrigues (Luchapa) e a música de Inóspita, prometendo uma noite intensa e memorável.
Os eventos são de entrada livre, mediante inscrição prévia.